sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fim dos trabalhos

É... viajar é bom, conhecer gente nova é bom, Copa do Mundo é bom (essa foi mais ou menos, futebolisticamente falando), escrever no blog é bom... mas, como diz aquele ditado manjado, "tudo o que é bom dura pouco"...

Na verdade, não foi tão pouco assim... em alguns aspectos foi até demais (a saudade dos filhos bateu muito forte, ninguém tem idéia!)... mas 36 dias se passaram e então chegou ao fim, no dia 08 de julho, a minha odisséia na Africa do Sul...

Considerando os preparativos e preocupações de véspera, posso dizer que estive embrenhado nesse processo deste o início de abril... e aí percebo (como todo mundo, acho) que o ano está voando!

Esse post é um fechamento de tudo o que vivi lá. Penso que não poderia deixar esse material, que eu particularmente curti muito escrever, sem um 'ponto final'... e, antes que me perguntem, virão também as fotos (seguindo o clichê de máximas que adotei ao longo dos textos, vai aí mais um ditado: "promessa é dívida").

Gostaria de deixar registrado algumas informações e idéias a partir do que vi e vivi lá, prá que seja útil prá alguém em algum momento (nem que seja prá eu mesmo recordar... por que mesmo? Ah, porque "recordar é viver")... A saber:

> Não sei se o link funciona direto ou se tem que copiar e colar na barra de endereços (isso eu testei), mas não poderia partir sem deixar aqui o vídeo oficial da música 'Waka Waka', da Shakira (ah, a Shakira... não é holandesa mas também bate um bolão!)... como é sabido por todos, foi esse o tema oficial da Copa e que movimentou nosso dia a dia lá na Africa do Sul... ouço e volto prá lá... lembro dos amigos voluntários, jogos e muitas outras situações importantes (sem pieguice nem nostalgia, é aquele saudosismo 'do bem')
Aí vai: www.youtube.com/watch?v=S3WDKXq36WI&feature=player_embedded#!

> Algumas pessoas me perguntaram sobre momentos marcantes (sem contar lugares) e de imediato me lembro de três deles: 1) O misto de alegria, fascinação, encantamento, êxtase e sei lá mais o quê que tomava a face de todos que entravam ao Green Point Stadium pros jogos... minha posição no estádio era favorável, pois eu estava logo no primeiro portão de dentro (depois de revista, catracas, rampa e etc.) e logo atrás de mim havia aquela visão que encantava à todos, as arquibancadas e o campo iluminados e 'prontos prá festa'. Mágico mesmo!; 2) Havia um pub na Long Street que visitavamos com certa frequencia e que estava sempre lotado - o 'Dubliner'. Eu descobri na minha última semana, via Felipe, que no andar de cima havia um 'piano bar'... e que momentos que passei lá naquela noite: todos literalmente ao redor do pianista, que tocava e cantava espetacularmente, com voz de Bob Dylan, passeando por músicas recentes e antigas, com um arranjo pop-rock especial... inesquecível!; 3) O gol de abertura da Copa, do Tshabalala, da Africa do Sul, com direito a dancinha... a empolgação dos sulafricanos pelos 'Bafana-Bafana' foi de arrepiar!

> A saudade das crianças foi algo que me afetou bastante... era difícil falar com eles pela questão do fuso-horário, além do que parece que não era muito saudável (prá mim é difícil dizer se era bom ou ruim, porque doía demais!)... mas a cara de Caião e Tatá quando receberam de presente a camisa oficial do Tshabalala a pelúcia do Zakumi, respectivamente, ajudaram a amenizar...
Honestamente, e abrindo meu coração publicamente, acho que isso me ajudou a crescer!

> Já disse isso num post anterior, mas 'viajar em Copa do Mundo' me pareceu algo espetacular! Pessoas do mundo todo, clima festivo, lugares bonitos... acho que vale a pena fazer aquela 'poupança' pros próximos (a partir de 2018, porque 2014 é obrigatório, né?)

> Lá na África do Sul não existe a lei anti-fumo em ambientes fechados... sem preconceito algum ou pegação no pé, porque isso não me incomoda na 'balada', mas chegar em casa com cheiro de cigarro (e os gringos fumam muito!) é dureza... estava desacostumado. A propósito, meus dois casacos de frio não ficavam no armário, mas sim na varanda, prá que perdessem o cheiro durante a noite (e também prá não impregnar o quarto)... e o resto das roupas dava prá usar uma vez só!

> Argentinos são equivalentes aos temidos babuínos: andam sempre em bando, fazem muito barulho, são folgados e você tem que tomar cuidado prá não ter problema com eles!.. mas individualmente até que são gente fina!

> Recomendo fortemente a África do Sul como destino de férias! Conheci somente a região sul, Eastern e Western Capes, a rota (Garden Route) que vai de Cape Town até Jeffrey's Bay/Port Elizabeth... que lugar! Região de natureza exuberante, muitos pontos inacreditavelmente bonitos, Cape Town, praias (Mossel Bay, Knysna, Jeffrey's Bay e outras), os vinhos, floresta, Cape Point (Cabo da Boa Esperança) e tudo o mais por ali, além de ter um câmbio bem favorável ao nosso Real. Só acho que vale a pena ir no verão, prá poder pegar um sol (e nadar com os tubarões hehehe)...
Insisto, recomendo muito (e ainda acho que valem alguns dias na região de Jo'Burg, prá ver o resto das belezas do país, como a própria capital, Victorias Falls, Kruger Park etc.)

> A força e a relevância do Mandela no país... ele é realmente alguém muito especial e para o povo de lá é um Deus, com uma influência forte sobre todos... tanto é que muitas pessoas temem pelo país quando ele partir, pois entendem que a figura dele é algo que inibe uma eventual volta de problemas raciais (que eu não percebi, mas que amigos que rodaram outras regiões do paí sentiram)

> Grandes pessoas que conheci, do mundo todo, que espero manter contato e poder rever durante as minhas próximas viagens (hehehe... mais um dito popular cabe aqui: "sonhar não custa nada")... e os brasileiros, que estão mais perto e que são mais que especiais!

> As holandesas... o time era uma porcaria (apesar de ter alcançado a final!), mas elas eram impressionantemente bonitas... é sério: desde as crianças até as senhoras, todas elas eram bonitas! Incrível a capacidade daquele país minúsculo em produzir fenômenos!!! ;)

> A infecção estomacal que tive lá! Inesquecível também!!!

Bom, acho que é isso... desculpem a demora, mas tentei caprichar nessas 'memórias'...

O fato é que foi muito bom, o lugar era ótimo, o clima de Copa é especial, a Copa é especial e ter vivido tudo isso me fez crescer, definitivamente! E que venham London 2012, Euro 2012, Brasil 2014, Rio 2016 e por aí vai!!!

Ah... só prá variar (afinal, "em time que está ganhando não se mexe"), tempo bom aqui em Campinas, 20ºC, inverno tranquilo (mas tá com cara de que vai chover amanhã!!!)...

Bjs! Fui! E obrigado pela audiência! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário